As UTIs pediátricas em Santa Catarina estão 100% ocupadas, nesta sexta-feira (26), após alta de casos de doenças respiratórias, de acordo com a Secretaria de Saúde. Ao todo, são 120 leitos ativos.

Segundo a pasta, bronquiolite, asma e pneumonia estão entre as doenças mais recorrentes.

Com a lotação, a superintendente de regulação da Secretaria de Estado da Saúde, Claudia Gonsalves, informou que o governo comprará espaços em unidades privadas, caso seja necessário.

Gonsalves explica que, caso a criança que precisa não consiga vaga em UTI perto de casa, o Estado buscará quartos disponíveis em outras unidades públicas da região e macrorregião.

“Caso contrário, nós vamos fazer a busca no hospital privado mais próximo possível do paciente, para que a gente possa transferi-lo. Afinal, não é só o leito, a gente também tem o transporte”, afirmou.

 

No começo da semana, o governador, Jorginho Mello (PL), não descartou a transferência de pacientes até para outros estados. Até esta sexta-feira, nenhuma solicitação precisou ser feita, segundo Gonsalves.

Abertura de leitos

 

A secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, informou, na nesta semana, que Santa Catarina pretende abrir mais 63 leitos de UTI para tentar conter a lotação nos hospitais.

Ainda não é possível precisar uma data de quando todos os leitos estarão disponíveis. As vagas, segundo a secretária, são para atendimento pediátrico, adulto e neonatal.

São 63 leitos que já têm os equipamentos, mas ainda precisa de pessoal para atuar. São 30 no Hospital Marieta, em Itajaí, 20 no Hospital Imigrantes, em Brusque, cinco no Hospital Ilha, e sete que precisamos abrir no Hospital Regional”, afirmou.

Fonte/Foto: G1 Globo, Marco Favero / Arquivo NSC.

Participe do nosso grupo de ouvintes no WhatsApp e Telegram, e receba informações atualizadas diariamente.

WhatsApp, clique aqui.

Telegram, clique aqui