Balas, doces e refrigerantes, são alimentos preferidos da garotada, mas são vilãos no quesito saúde bucal. Com um alto teor de açúcar, trazem problemas se não tiver uma rotina correta de escovação.

Para falar sobre esse assunto, conversamos com a Odontopediatra Dra. Érica Rebelo, que atende nas segundas-feiras no Consultório Odontológico Dimas Rodrigues Odontologia. A Dra. Cristina Martins Teixeira, especialista em Ortodontia e esposa do Dr. Dimas, também participou do programa, que foi ao ar na data de ontem, dia 16.

Uma dentição perfeita se cria desde a primeira infância, com cuidados específicos para a formação de hábitos que se prolongarão na vida adulta. Os cuidados começam deste o surgimento do primeiro dente.  A escovação deve ser feita no mínimo três vezes ao dia, com escova apropriada para a idade da criança e com a concentração ideal de flúor.

Hoje possui várias marcas de escovas e creme dental. Todos já vêm com a indicação na embalagem e com atrativos para chamar a atenção da criança”, explica Dra. Érica.

Mas assim como outros bons hábitos, os pais devem estimular e mostrar aos filhos a importância de cuidar dos seus dentes. Para isso, devem levá-los ao dentista deste os primeiros meses de vida.

Muitos pais amedrontam seus filhos, criando uma falsa imaginação que ir ao dentista é doloroso. Isso provoca medo na criança, e hoje com as novas tecnologias, o atendimento é humanizado e praticamente indolor”, explica a Odontopediatra.

Além da escovação diária, outra dica, é manter uma dieta saudável e equilibrada, com pouco açúcar e amido, e estimular o uso do fio dental.

 

Participe do nosso grupo de ouvintes no WhatsApp e Telegram, e receba informações atualizadas diariamente.

WhatsApp, clique aqui.

Telegram, clique aqui.

Fonte: Redação | Foto: Adinei Corrêa/RCA