Armazém: Encontro Regional da Piscicultura é realizado com sucesso.

outubro 8, 2021

Nesta sexta-feira (08), Armazém sediou o seu 1°Encontro Regional da Piscicultura da Amurel, com mais de 150 pessoas que marcaram presença no auditório do Pesque e Pague Tia Maria. O evento foi promovido pela prefeitura de Armazém, com apoio da Amurel, Associações de Piscicultores da região e da Epagri.

Segundo o vice-prefeito, Guilherme Heerdt Corrêa, que esteve à frente da organização, o objetivo principal é fomentar as políticas públicas da piscicultura regional, na busca por mais incentivos, integração e informações pertinentes ao cenário atual e à criação de peixes de água doce, como a tilápia – carro chefe dos criadores da região. “Nós somos a Capital Catarinense da Tilápia, e nada mais justo do que alavancarmos essa integração entre os criadores dos municípios da Amurel, buscando fomentar a parceria e apoio dos órgãos públicos na esfera estadual e federal”, destacou Guilherme

O prefeito anfitrião Luiz Mendes, parabenizou a iniciativa do encontro e relatou a dificuldade e o alto custo da produção de tilápia para os criadores de Santa Catarina, em relação a outros Estados.

Entre as principais autoridades, a presidente da Epagri, Edilene Steinwandter, que fez uma explanação das ações de incentivo da empresa, principalmente formação e capacitação dos piscicultores.

O Secretário Nacional de Aquicultura e Pesca, Jorge Seif Júnior, destacou os trabalhos de reformulação do setor dentro do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, principalmente referentes a recursos do Governo via as agências bancárias do País, buscando propiciar financiamentos com menores taxas.

Já o Senador, Jorginho Melo, que tem acompanhado todos os trâmites junto a esfera federal, se colocou a disposição para viabilidade da cultura do peixe de água doce e das demais atividades dos piscicultores da região. No período da manhã, antes do evento, Jorginho Melo e Jorge Seif Júnior acompanharam a comitiva que visitou in-loco algumas propriedades onde são criadas milhares de toneladas de tilápias em Armazém.

Também marcaram presença, a imprensa, prefeitos da região, secretários de agricultura, vereadores, a presidente da Associação Catarinense de Aquicultura, Ofélia Maria Campigoto, o presidente da AQUIAAR, Thiago Heidemann Wensing e o Coordenador Regional da Epagri, Luiz Rodrigo Mota Vicente, que fez uma palestra sobre a realidade atual da cultura do peixe de água doce no Estado.

Fonte/Foto: Marcelo Valério

Participe do nosso grupo de ouvintes no WhatsApp, e receba informações atualizadas diariamente. Acesse https://chat.whatsapp.com/JQZysrKFwjxHrDeme9FV