Tadeu Wensing relembra sua trajetória politica.

setembro 10, 2021

No programa “A Voz da comunidade” desta sexta-feira (10), recebemos o ex-prefeito Tadeu Wensing para contar sua trajetória politica e fatos importantes sobre a cidade de Armazém.

Aos 85 anos, possui quatro filhos, nove netos e seis bisnetos. Ele é filho do primeiro prefeito eleito da cidade, senhor Paulo Wensing.

Na infância passou bons momentos ao lado dos pais na comunidade de Sanga Morta, atual Santa Terezinha, onde ajudou seus pais na lavoura. Frequentou o seminário, trabalhou na unidade dos Correios, em Vargem do Cedro, onde morou por alguns anos com sua primeira esposa.

Em Armazém, por fazer parte de uma família ligada a política, sempre acompanhou seu pai nos trabalhos em prol da cidade.

“Quando eu vim do seminário, Armazém estava trabalhando para emancipação politica, eu morava na sanga morta, hoje santa Terezinha. Meu pai não sabia dirigir, então eu vinha trazê-lo sempre nas reuniões dele. Eu não tinha noções politica nenhuma, nem sabia do que se tratava. Um belo dia eu estava na Igreja, e alguém me chamou para fazer uma ata com a comunicação da instalação do município de Armazém, pois não poderia ser ninguém da comissão. Fiz a ata e deve estar arquivada no Fórum de Tubarão”, relembra ele.

De 1980 á 1986, ocupou uma das cadeiras do legislativo como vereador, pelo partido Arena.

Após pedidos de líderes políticos, aceitou o convite de ser candidato a Prefeito. Em 1997, assumiu a Prefeitura, com seu vice, Valmor Bruning.  As principais obras realizadas no seu mandato foi a construção de uma balança e silo na comunidade de mundo novo, escola em bom jesus, centro do idoso e calçamento da rua Adolfo Steiner. Além disso, viabilizou recursos para construção do pórtico e centro comunitário na mãe peregrina.

Durante o programa, ele elencou seus piores e melhores momentos de seu mandato.

“O pior momento que eu tive, foi quando eu assumi a Prefeitura que peguei com uma dívida tão grande, que tinha duas folhas de pagamento atrasadas. Não tinha como eu fazer nada no começo. Deu muito trabalho”, diz ele.

E completa: “O melhor momento, foi eu ter conseguido fazer meu sucessor, pois é difícil em Armazém fazer. Somente eu e o Bertolino conseguimos, mais ninguém”.

Atualmente senhor Tadeu faz parte do conselho da AFUBRA e acompanha o trabalho politico feito por sua filha, Tania Wensing Lole.

Para quem não acompanhou o programa, confira aqui.

Participe do nosso grupo de ouvintes no WhatsApp, e receba informações atualizadas diariamente. Acesse https://chat.whatsapp.com/JQZysrKFwjxHrDeme9FVn