No programa Informativo 87 desta quinta-feira, dia 11, os diretores da Casa Familiar de Armazém, Paula Zelindro e Marcelo Battisti, destacaram a participação no evento ARQ – Ancoragem e reconhecimento da qualidade das Casas Familiares Rurais para os territórios. O evento ocorreu de 04 à 10 de abril, na cidade de Alpestre/RS.

O ARQ é coordenado pela União Nacional Francesa, com alianças entre 21 organizações nacionais e 20 federações francesas. Um Comitê Diretivo representa os associados das diferentes sub-regiões e garante a coerência estratégica do programa.

Santa Catarina conta com 11 casas familiares, e a Casa Familiar Rural de Armazém foi selecionada pela ARCAFAR/SC para representar o estado no evento internacional, que contou com a participação de 04 países.

Os principais focos do evento foram o reconhecimento institucional dos movimentos da CFR nas políticas públicas de formação agrícola e rural, o fortalecimento das competências dos aliados por meio do compartilhamento de práticas e saberes e o estímulo para que os aliados atuem ativamente pelo Desenvolvimento Sustentável.

“Uma das metas, é dar autonomia para a associação mantenedora da casa, para contratar e demitir funcionários, com o intuito de montar uma equipe eficiente e engajada pela causa”, enaltece Paula.

Durante o evento, a comitiva francesa confirmou presença no evento de formação dos profissionais das Casas Familiares do Estado, que será realizado nos dias 02 e 03 de maio em Armazém. O evento estadual contará com a presença de diversas autoridades políticas.

“No dia 03 de maio, iremos reunir o maior número possível de autoridades a nível estadual e federal, para justamente discutir o fortalecimento das casas familiares a nível de estado, não só de Armazém, pois fomos convidados para presidir a associação estadual das casas familiares de Santa Catarina”, explica Marcelo Battisti.

DIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA

No sábado, dia 13, a Casa Familiar Rural promoverá o Dia da Família na Escola, conforme determinação da Secretaria Estadual de Educação.

O evento ocorrerá das 13h às 17:30h e incluirá brincadeiras, gincanas, troca de experiências e um café colonial com produtos produzidos pelos alunos em suas propriedades.

 

Participe do nosso grupo de ouvintes no WhatsApp e Telegram, e receba informações atualizadas diariamente.

WhatsApp, clique aqui.

Telegram, clique aqui

Fonte: Redação | Foto: Adinei Corrêa/RCA