No programa Informativo 87 desta quinta-feira (19), recebemos os policiais Cb Natália e Sd Socram, responsáveis pelo programa “Rede Catarina de Proteção á Mulher“, nas cidades que pertencem à Comarca de Armazém.

A Rede Catarina é um programa institucional da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC)  direcionado à prevenção da violência doméstica e familiar contra a mulher, em ações de proteção, no policiamento direcionado da Patrulha Maria da Penha e na disseminação de solução tecnológica.

Atualmente, a rede presta apoio para 26 mulheres — sendo 17 casos em Gravatal, 07 casos em Armazém e 02 casos em São Martinho.

“No ato de violência a mulher liga para o 190, solicitando apoio, a guarnição de plantão vai ao local e faz o Boletim de Ocorrência. No relato o policial pode solicitar medida protetiva e apoio da Rede Catarina, caso a vítima deseja”, explica Cb Natália.

A violência contra a mulher não se restringe somente a agressão física, temos outros tipos como: patrimonial, psicológica, sexual e moral. Em todos esses casos, a mulher que tiver medida protetiva, terá o atendimento dos policiais da Rede.

No aplicativo da polícia Militar “PMSC Cidadão“, disponível para download nas lojas de aplicativos, qualquer cidadão poderá baixar e usufruir das funcionalidades dele. Mas as mulheres que possuem medida protetiva, contam com o botão do pânico.

“Esse botão pode ser acionado por aquela mulher que não irá conseguir ligar ou falar com o 190, durante o eventual descumprimento da medida protetiva,” comenta Cb Natália.

E o Sd Socram completa: “Na hora do fato, é muito complexo. A mulher está sendo ameaçada e como ela irá ligar?! Esse botão do pânico, é uma forma de ela acionar em silêncio, em off, sem o agressor saber. Quando ela vê, a viatura já chegou no local,” finaliza o Soldado.

As mulheres que tiverem dúvidas, ou querem saber mais sobre o programa, devem ligar para o telefone: (48) 3631-9338.

E para você que não acompanhou a entrevista, clique aqui.

Participe do nosso grupo de ouvintes no WhatsApp, e receba informações atualizadas diariamente. Acesse https://chat.whatsapp.com/JQZysrKFwjxHrDeme9FVn