Noite de Celebração: Casa Familiar Rural de Armazém comemora 20 Anos de dedicação e sucesso

março 16, 2024

Em uma noite repleta de nostalgia e reconhecimento, a Casa Familiar Rural de Armazém celebrou duas décadas de compromisso e conquistas. Reunindo diretores, professores, alunos, autoridades e membros da comunidade, o evento que aconteceu no auditório da instituição, nesta sexta, dia 15, não apenas marcou a história da instituição, mas também destacou a sólida parceria entre a cidade e a escola.

As primeiras Casas Familiares surgiram na França, entre 1935 e 1937. Este projeto inovador e benéfico chegou no Brasil em 1968, no Estado do Espirito Santo. Já em Santa Catarina o primeiro município a implantar a metodologia, foi Quilombo em 1991.

Em Armazém, sua fundação aconteceu em 22 de março de 2004, mas a movimentação para implantação da Casa Familiar Rural no município, aconteceu em julho de 2001, em uma reunião na sala da Câmara Municipal de Vereadores com a presença dos prefeitos de Armazém, Gabriel Bianchet, Gravatal, Jorge Leonardo Nesi e São Martinho, José Schotten.

Cada um dos municípios elegeu representantes para participar da reunião. De Armazém, participaram Antônio Feuser, Gilberto Uliano Antunes, Evani Lole e Agenor Brunning.

O ex-prefeito Gabriel Bianchet compartilhou memórias da batalha para estabelecer a escola durante seu mandato..

“O município estava prestes a perder o recurso do Governo do Estado para construção da instituição. Foi quando fui atrás de um terreno para construção. Conversei com o seu Antônio Michels que prontamente dou esse terreno para construirmos essa instituição que completa 20 anos neste ano”, relembra Gabriel Bianchet.

Mas a instituição enfrentou diversos desafios, tendo formado inúmeros alunos e profissionais que contribuíram significativamente para seu desenvolvimento ao longo dos anos.

Em um momento emocionante, a diretora Paula Zelindro expressou gratidão pelo apoio recebido, destacando a transformação da instituição, que estava à beira do fechamento devido a dívidas elevadas.

“Quero agradecer a união da nossa equipe nos trabalhos diários. Além disso, enaltecer nossa gratidão aos pais que bancaram com recursos próprios dívidas, para não deixar a instituição fechar suas portas”, expressa Paula.

A diversidade dos alunos, representando não apenas Armazém, mas também Braço do Norte, Tubarão e outras localidades, foi evidenciada durante o evento, juntamente com um vídeo institucional que ilustrou os recentes trabalhos realizados.

Durante o evento comemorativo, foram entregues troféus a pessoas e instituições que desempenharam um papel fundamental no apoio e desenvolvimento da escola. Esses troféus, representam o profundo agradecimento da comunidade escolar pelos esforços e dedicação dos homenageados.

A celebração culminou com o corte de um bolo de 20 metros, preparado com carinho pela equipe e membros da diretoria. A sorte sorriu para a senhora Ildete Cardoso de Almeida Martins, agraciada com um pingente de ouro 18 quilates ao encontrar a fatia premiada.

Vinte anos de dedicação, superação e sucesso foram celebrados nesta noite memorável, reafirmando o compromisso da Casa Familiar Rural de Armazém em moldar o futuro dos jovens rurais e contribuir para o desenvolvimento da região.

Confira os melhores momentos do evento:

 

Participe do nosso grupo de ouvintes no WhatsApp e Telegram, e receba informações atualizadas diariamente.

WhatsApp, clique aqui.

Telegram, clique aqui

Fonte: Redação | Foto: Adinei Corrêa/RCA