Cidades do vale do Rio Capivari estão em alerta devido nível do rio.

outubro 7, 2023

As fortes chuvas previstas para o nosso Estado e região chegaram e trouxeram transtornos para diversas cidades catarinenses.

Na nossa região não foi diferente. As cidades que ficam as margens do Rio Capivari, estão em alerta máximo devido ao nível e quantidade de chuva que caiu nas últimas horas.

Confira as informações que nossa equipe coletou com os prefeitos das cidades de São Bonifácio, São Martinho e Armazém.

SÃO BONIFÁCIO

No município onde está localizado a nascente do Rio Capivari, choveu até o inicio da manhã de hoje, dia 07, 75mm. As águas do rio não chegaram a entrar na cidade, e o mesmo está baixando, segundo o prefeito Laurindo Peters.

SÃO MARTINHO

Já em São Martinho, foi acionado o sinal de alerta para população que mora na área central da cidade, pois o rio atingiu a marca de 5m acima do seu nível normal.

Segundo o prefeito Robson Jean Back, “tivemos o muro de uma casa que desabou no centro; na comunidade de Vargem do Cedro houve a queda de uma barreira; e na Gabiroba em vários pontos possui água sob a SC 435”, detalha ele.

Vale ressaltar que o acesso a comunidade de Vargem do Cedro está completamente bloqueado devido a queda da barreira. Não há previsão de liberação, pois a quantidade de barro e pedras é muito grande.

Empresários estão disponibilizando caminhões para moradores das áreas de risco, retirarem seus pertences. A Defesa Civil, disponibiliza lonas para locais com risco de desmoronamento.

ARMAZÉM

Em Armazém, a situação mais grave até o momento é a interdição da ponte central. O aterro de uma das cabeceiras cedeu devido a força das águas do rio. A mesma permanecerá fechada por medida de segurança.

Segundo o Prefeito Luiz Mendes, “problemas pontuais foram registrados em algumas estradas do interior, algo normal devido a quantidade de chuva”, diz ele.

Participe do nosso grupo de ouvintes no WhatsApp e Telegram, e receba informações atualizadas diariamente.

WhatsApp, clique aqui.

Telegram, clique aqui.

Fonte: Redação | Foto: Adinei Corrêa/RCA