No programa Informativo 87, recebemos a professora, escritora, poetisa e terapeuta Maria Salete Beckhauser Montano, que falou sobre sua trajetória, desafios enfrentados, livros publicados e revelou datas especiais do ano.

Natural da cidade de Armazém, filha de Antônio Bernardo Beckhauser e Rosa Marques Beckhauser, casada com Mário Armazones Montano, possui duas filhas e um neto.  Formou-se no curso Normal Regional no Colégio Monsenhor Francisco Giesberts, onde escreveu a maioria de seus poemas antigos. Aos 16 anos se mudou para Florianópolis/SC, atualmente reside em Tramandaí/RS.

Em 1982 se formou em Ciências Físicas e Biológicas pela PUCRGS. Em 1998 concluiu a Licenciatura em Matemática Plena pela FACOS de Osório/RS e realizou sua pós-graduação em Educação Ambiental, na cidade de São Francisco de Barreiras, em Minas Gerais, no ano de 2005.

Trabalhou por muitos anos como professora de Matemática e Ciências em diversas escolas de Tramandaí/RS. Após ser aprovada no concurso público, começou a lecionar em uma escola municipal e uma estadual de Imbé/RS.

Foram meus alunos e colegas, os vetores, para que eu me dedicasse a escrever”, relembra Maria Salete.

Autora do livro, “Carregado de Paixão”, a escritora conta seus anseios, promessas, enganos, desenganos e uma gama de sentimentos profundos. Na primeira e segunda edição, consta uma rosa na capa do livro em homenagem a sua mãe.  Na terceira edição, além da rosa, consta uma xícara de café, corações e a Torre Eiffel, tal desenho foi elaborado por seu neto.

Perguntei para ele o porquê desta capa. E ele explicou que todo escritor toma café, pois escreve de madrugada, a rosa significa perfume, os corações amor e a Torre Eiffel porque Paris é a cidade do amor”, conta a escritora.

Além de sua carreira solo na escrita, a mesma pertence à Academia de Escritores do Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Juntos, os 40 associados lançam uma edição por ano, chegando a 10 livros publicados.

DATAS ESPECIAIS

Ao longo da entrevista, Maria Salete revelou cinco datas especiais ao longo do ano. Segundo ela, o mês comercial tem 30 dias, ou seja, no dia 31 você trabalha de graça. Com isso, sete dias por ano, você trabalha sem receber e o ano comercial fecha com 360 dias. Os cincos dias que faltam, foram gerados pelas voltas que o Sol deu em torno da Terra, gerando horas, que foram transformados em dias.

As datas especiais são: 05/01; 19/03; 31/05; 12/08 e 24/10.

As pessoas que vieram para a Terra nessas datas, são especiais. Elas são gênios ou anjos da humanidade. Tem a missão de ajudar os outros a crescer”, finaliza Maria Salete.

 

Participe do nosso grupo de ouvintes no WhatsApp e Telegram, e receba informações atualizadas diariamente.

WhatsApp, clique aqui.

Telegram, clique aqui

Fonte: Redação | Foto: Adinei Corrêa/RCA