No programa Informativo 87 desta terça-feira, dia 16, abordamos um tema de grande relevância para a saúde de todos: a imunidade. Recebemos a Fisioterapeuta Tatiane Ghisi e a Nutricionista Camila Nandi, especialistas que trouxeram informações valiosas sobre como fortalecer nosso sistema imunológico, especialmente neste período que antecede a estação mais fria do ano.

A imunidade é essencial para a defesa do organismo contra doenças, infecções e tumores. Ela é composta por um conjunto complexo de células que atuam na proteção do corpo humano.

Segundo a Nutricionista Camila Nandi, a chave para fortalecer a imunidade está em uma alimentação equilibrada, priorizando alimentos naturais ricos em fibras, ferro, zinco e vitaminas. Acerola e laranja são destaques na lista de alimentos que auxiliam no aumento dos níveis de imunidade, sendo recomendados para inclusão na dieta diária.

“O ideal é consumir a fruta in natura, pois se fizermos suco, ela diminui um pouco o teor de vitaminas e a biodisponibilidade deste nutriente dentro da fruta” explica Camila.

Por outro lado, é importante estar atento aos hábitos que podem comprometer a imunidade. Alimentos ultra processados, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, estresse e noites mal dormidas são considerados vilões que podem prejudicar o sistema imunológico. Surpreendentemente, a prática de atividade física sem a devida supervisão profissional também pode causar danos à imunidade.

“Toda atividade física em excesso, ela é prejudicial para nossa imunidade, por isso a importância de prezar pelo equilíbrio. O ideal é realizar pelo menos meia hora de exercício diário ou no mínimo três vezes por semana”, enaltece Tati Ghisi.

Para aqueles que desejam um acompanhamento personalizado, a Nutricionista Camila Nandi atende todas as terças-feiras no Espaço Tatiane Ghisi em Armazém, oferecendo orientações e planos alimentares adequados às necessidades individuais.

Não deixe de cuidar da sua saúde e fortalecer sua imunidade com hábitos saudáveis e uma alimentação equilibrada.

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Fonte: Redação | Foto: Adinei Corrêa/RCA