A manhã desta sexta-feira (10) é marcada pelo tempo firme e a presença de muito calor em boa parte de Santa Catarina. Contudo, conforme o boletim meteorológico da Defesa Civil, o tempo tende a mudar ao longo da tarde e noite desta sexta.

Conforme a pasta, as temperaturas elevadas somada a umidade e áreas de baixa pressão trazem novamente a ocorrência de temporais isolados no Estado entre a tarde e noite desta sexta-feira. Ainda, estes temporais podem vir acompanhados com raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.

Segundo o meteorologista Piter Scheuer, a partir desta sexta-feira e fim se semana, Santa Catarina vai sofrer com a influência de uma onda de calor intensa. As temperaturas podem atingir, pontualmente, até 40°C em algumas regiões catarinenses.

De acordo com a Defesa Civil, as temperaturas máximas nesta sexta ficam entre 29°C e 33°C no Grande Oeste e oscilam entre 20°C e 26°C nas demais regiões por conta da maior cobertura de nuvens.

Sábado de calor com variação de nuvens em Santa Catarina

No sábado (11), o dia começa ensolarado na maioria das regiões de Santa Catarina, mas apresenta variação de nebulosidade ao longo do dia. Ainda, a Defesa Civil aponta que no decorrer da tarde e noite, de forma isolada, podem ocorrer temporais em todas as regiões catarinenses.

As temperaturas sobem rapidamente e são esperadas máximas acima de 30°C em praticamente todo o Estado. O Extremo-Oeste, Litoral Sul e Litoral Norte são as regiões onde devem ser observadas as maiores temperaturas, as quais devem superar os 35°C, conforme a Defesa Civil.

Além disso, a Defesa Civil aponta que as rajadas de vento ao longo do sábado podem ultrapassar os 60 km/h no Grande Oeste e Planalto Sul.

Temperaturas seguem elevadas no domingo

De acordo com o meteorologista Piter Scheuer, o domingo (12) também vai contar com tempo firme e temperaturas elevadas em Santa Catarina. Ainda, o meteorologista ressalta que não estão descartadas possibilidades de ocorrências de temporais localizados e chuvas volumosas em todas as regiões do Estado.

Além disso, Scheuer aponta que as temperaturas no domingo podem chegar ou superar os 40ºC, em especial, no Norte do Estado e no Sul catarinense.

A Defesa Civil reforça, que entre a tarde e a noite de domingo há condições para o desenvolvimento de temporais isolados em todas as regiões catarinenses. A pasta indica que neste dia, o risco é baixo a moderado para ocorrências meteorológicas por conta das chuvas.

Tendências do tempo para a semana que vem

Na segunda (13) e na terça-feira (14), a intensificação e canalização do fluxo de calor e umidade da região amazônica sobre Santa Catarina, combinada a áreas de baixa pressão, favorecem o retorno das chuvas de forma mais abrangente no Estado.

Entretanto, os temporais isolados devem seguir ocorrendo. Com a presença da chuva e da maior cobertura de nuvens, as temperaturas ficam mais amenas comparadas aos dias anteriores. Apenas no norte do Estado e Vale do Itajaí é onde as máximas devem ficar na casa dos 30°C.

 

Participe do nosso grupo de ouvintes no WhatsApp e Telegram, e receba informações atualizadas diariamente.

WhatsApp, clique aqui.

Telegram, clique aqui

Fonte:Sul Agora | Foto: Windy/Divulgação/ND