No programa Informativo 87 desta segunda-feira, dia 15, recebemos o vereador Édson Loffi Feuser que destacou seu trabalho na Câmara Municipal em 2023 e metas para esse ano.

Mesmo rodeado de nomes conhecidos na política Armazenense, como seu pai Antônio Feuser e seu sogro João Heidemann, sua grande inspiração para estar na vida pública, foi seu filho Elias, diagnosticado com autismo grau 3, decidiu concorrer a eleição, para buscar soluções e mais qualidade de vida para as pessoas com autismo.

Vários eventos foram realizados nos últimos anos para evidenciar o assunto para famílias e a sociedade em geral, bem como, foi criada a Carteira Municipal de Identificação do Autista – CMIA, para pessoas com Transtornos do Espectro Autista – TEA residentes no município. O Projeto de Lei Ordinária n° 009 de 22 de maio de 2023, foi aprovado por unanimidade na Casa.

Além disso, no hospital Santo Antônio haverá uma sala de espera totalmente equipada para receber os autistas, que já somam em torno de 50 crianças em Armazém.

“Iremos realizar um treinamento com toda equipe do hospital para atender da melhor forma as crianças que precisarem de cuidados médicos. Com essa sala, a criança não precisará aguardar na recepção, pois o comportamento deles é muito imprevisível”, diz ele.

Outro meio de contribuir com a comunidade autista, foi a criação da associação AMPARA, na qual ofertará diversos benefícios e será a voz dos autistas na esfera municipal, estadual e federal. A referida associação está em processo de implantação.

Temos a intenção de construir a sede da associação e dar suporte para toda família, pois se não tiver o entendimento do pai e da mãe para lidar com essa criança, não adianta a diretoria da associação buscar recursos. Os autistas precisam ser amparados por alguém, e a família é o primeiro contato deles”, explica Édson.

Chegando ao final do mandato e com a proximidade das eleições municipais, o edil comenta que não irá para reeleição e que alguns projetos não irá conseguir colocar em votação.

“Recebi um convite do prefeito para ser chefe de gabinete. Aceitei o desafio e o suplente Rudnei Martins, popular Furão irá assumir como vereador neste ano”, finaliza ele.

 

Participe do nosso grupo de ouvintes no WhatsApp e Telegram, e receba informações atualizadas diariamente.

WhatsApp, clique aqui.

Telegram, clique aqui

Fonte: Redação | Foto: Adinei Corrêa/RCA