“Sem foguete e sem música, nós não inaugurávamos nada”, relembra Gabriel Bianchet.

agosto 6, 2021

No programa “A Voz da Comunidade” desta sexta-feira (06), recebemos o senhor Gabriel Bianchet, um político conhecido por toda região, pois além de ter sido prefeito na cidade, foi presidente da Cooperzem por muitos anos e da AMUREL, onde foi o primeiro e único prefeito de Armazém a ocupar o cargo.

Natural da cidade de Pouso Redondo/SC, casado com Zilda Araújo Bianchet, possui 03 filhas, 06 netos e 01 bisneta.

Em 1966 chegou na cidade de Armazém para trabalhar como Dentista prático no consultório do senhor Boa Ventura May. Além disso, nas horas vagas atendia no bar que pertencia ao mesmo empresário.

Trabalhou por muitos anos na profissão, começou a se tornar popular, fazer amizades com pessoas de cidades vizinhas, participou do movimento de irmãos e foi 19 anos, presidente do Clube.

No ano de 1979, trouxe para a cidade a TV Clube, responsável pela retransmissão da RBS TV, (hoje NSC TV), Band e SBT.

“Adquirimos 03 repetidoras e colocamos no morro do Lauro May e continua até hoje”, diz Gabriel.

No dia 1 de Maio de 1981 assumiu a Cooperzem, após vencer as eleições.

“A primeira rede que nós fizemos foi lá para o Martinho Heidemann, na Santa Terezinha. No interior da cidade não tinha energia. Na época tinha 836 associados, em dois mandatos, fiz 2 mil associados. Fizemos muita rede. Não deixamos nenhuma residência em Armazém, São Martinho ou São Bonifácio sem energia”, relembra ele.

Após muitos anos de trabalho, foi presidente da Federação das cooperativas no Estado de Santa Catarina, deixou duas usinas funcionando e a terceira em obras, mas precisou se afastar da cooperativa após uma decisão judicial.

Na prefeitura, entrou no ano 2001, com Antônio Feuser como vice. Em sua administração vários projetos e conquistas foram destaques e até hoje a maioria da população se recorda.

Além de muitas ruas serem calçadas, 173 famílias receberam casas populares sendo inaugurado o Fórum da comarca de Armazém. O mesmo foi instalado onde é atualmente utilizado pela Secretaria de Assistência Social. Seu mandato se estendeu até 2008.

Gabriel se recorda que “no dia que inauguramos o Fórum, falei para o superintende do Banco do Brasil da região sul, agora só falta inaugurar a agência do Banco do Brasil em Armazém. Aqui era um posto do banco, e sempre teve ameaça para tirar da cidade.” E completa: “No dia da inauguração fizemos uma bonita festa e o foguete “pegou” também, fizemos um churrasco e foi muito bonito”.

No ano de 2007, assumiu a presidência da AMUREL – Associação de Municípios da Região de Laguna, sendo o primeiro e único prefeito da cidade, até o momento, a ocupar o cargo.

“Quero agradecer ao povo de Armazém que nos ouviram. Agradeço todo o apoio que tive, pois, nós nunca somos ninguém sozinho. Não tenho dinheiro, mas tenho amigos, isso me satisfaz”, finaliza ele.

Para você que não acompanhou o programa, confira aqui.

 

Participe do nosso grupo de ouvintes no WhatsApp, e receba informações atualizadas diariamente. Acesse https://chat.whatsapp.com/JQZysrKFwjxHrDeme9FVn