No programa “A Voz da Comunidade” desta sexta-feira, dia 16, recebemos o vigário paroquial Pe. Anésio Dalcastagner, para falar sobre o início da Quaresma, programação especial e Campanha da Fraternidade 2024.

A Quaresma é um período de profunda reflexão, jejum, abstinência de carne, caridade e preparação espiritual para os fiéis católicos. A data antecede a Páscoa, que neste ano será celebrada no dia 31 de março.

A programação quaresmal é centrada na introspecção e na renovação espiritual. Sob a liderança dos Padres Anésio e Vilmar, a comunidade se une em uma jornada de reflexão e oração.

Padre Anésio, conhecido por sua dedicação e empatia com os fiéis, destaca a importância desse período como um momento de autoconhecimento e conexão com o divino.

“Esse é o nosso momento íntimo com Deus. Não adianta fazer penitências, se não se abster de vários outros vícios, como fofoca, falta de oração e participação na igreja”, ressalta o padre.

A programação especial da Paróquia São Pedro Apóstolo inclui uma variedade de atividades, desde missas com ênfase nos ensinamentos quaresmais até momentos de adoração e reflexão em grupo. Além disso, será oferecido confissões para aqueles que desejarem se reconciliar e renovar sua fé.  Para o dia 26 de março está programada uma Via Sacra com saída em frente à igreja matriz, percorrendo as principais ruas da cidade e encerrando no Morro da Cruz no bairro Nossa Senhora Aparecida. Na edição de 2023, houve uma grande adesão de fiéis e a Polícia Militar colaborou com a segurança dos participantes.

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2024

Sobre a Campanha da Fraternidade os livros já estão disponíveis na secretaria paroquial, tendo um custo de R$ 4,00. Inspirada na Encíclica do Papa Francisco, Fratelli Tutti, o tema deste ano é: “Fraternidade e Amizade Social” e o lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs”.

“Convide sua família, amigos e vizinhos e preparem seus grupos para realizar os encontros da Campanha. Esperamos que tenha a mesma adesão como acontece no período natalino”, finaliza padre Anésio.

 

Participe do nosso grupo de ouvintes no WhatsApp e Telegram, e receba informações atualizadas diariamente.

WhatsApp, clique aqui.

Telegram, clique aqui

Fonte: Redação | Foto: Adinei Corrêa/RCA