O Governo do Estado de Santa Catarina anunciou na última terça-feira (9/5) um ambicioso plano de investimentos na Celesc, Companhia de Energia Elétrica do Estado. O plano, que pode chegar a R$ 4,5 bilhões até 2026, tem como objetivo ampliar a capacidade do sistema elétrico catarinense, construir novas subestações e linhas de distribuição, além de realizar projetos estratégicos.

Os principais investimentos serão destinados à ampliação da capacidade transformadora de subestações já existentes, construção de 20 novas subestações e melhorias em 41 subestações. Além disso, o projeto contempla a terceira etapa do corredor elétrico catarinense, que prevê a instalação de 10 novas estações de recarga para veículos elétricos em todas as regiões do estado, sendo 8 estações semirrápidas e 2 ultrarrápidas.

Outros projetos contemplados pelo plano incluem a expansão do parque gerador da empresa, reativação da Usina do Sertão do Maruim em São José e ampliação da Usina Salto Weissbach. Na área de eficiência energética, serão investidos cerca de R$ 80 milhões nos próximos quatro anos, visando incentivar inovações, reduzir o consumo de energia e promover o uso racional da eletricidade.

O governador Jorginho Mello destacou que o investimento traz segurança para os empresários permanecerem no estado e expandirem seus negócios, tornando Santa Catarina cada vez mais competitiva. “Isto certamente será refletido em melhores condições para SC crescer e dar mais qualidade de vida para quem vive e trabalha em nosso Estado”, afirmou o presidente da Celesc, Tarcísio Estefano Rosa. O evento contou com a presença do governador que chegou dirigindo um carro elétrico da Celesc.

 

Fonte/Foto: Hora Hiper.

Participe do nosso grupo de ouvintes no WhatsApp e Telegram, e receba informações atualizadas diariamente.

WhatsApp, clique aqui.

Telegram, clique aqui