No programa Informativo 87, recebemos a Dra. Maria Eugênia Perito, ginecologista e obstetra, para falar sobre a prevenção, cuidados e causas do Câncer de Mama. A mesma atende nas segundas-feiras na Clínica Integrada Dr. Eron Flores, que foi representada no programa, pela Tatiane Ramos Viquetti Flores, esposa do Eron.

O mês de outubro é conhecido mundialmente como o mês de prevenção a esse câncer que contabiliza 2,3 milhões de casos da doença por ano e, em 95% dos países, o câncer de mama é a primeira ou segunda causa de morte feminina, segundo informações da OMS – Organização Mundial da Saúde.

Para o Brasil, foram estimados 73.610 casos novos de câncer de mama em 2023, com um risco estimado de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres, segundo o INCA.

Os principais fatores de risco são: Obesidade e sobrepeso, após a menopausa; atividade física insuficiente; consumo de bebida alcoólica; exposição frequente a radiações ionizantes; primeira menstruação antes de 12 anos; não ter filhos; primeira gravidez após os 30 anos; parar de menstruar após os 55 anos; uso de contraceptivos hormonais e ter feito terapia de reposição hormonal, principalmente por mais de cinco anos.

Mulheres a partir dos 50 anos devem realizar exames de mamografia e ultrassonografia anualmente, pois a partir desta faixa etária, os riscos de desenvolver a doença são maiores. Se caso houver histórico familiar da doença, os exames devem iniciar antes disso, pois esse também é um dos fatores de risco.

“Muitas mulheres fazem somente a mamografia, pois dizem que é muito dolorido a ultrassonografia. Chamo a atenção, pois ambos os exames se complementam, já soube de casos em que o câncer só foi descoberto quando realizado os dois exames”, alerta a Ginecologista.

Para prevenir a doença, a mulher deve ficar sempre atenta a qualquer mudança no seu corpo.

“Uma das formas de prevenir, é realizar o toque de suas mamas durante o banho. Se caso encontrar nódulos, alterações na pele ou saída de líquidos, procure imediatamente o médico de sua confiança”, finaliza Dra. Maria Eugênia.

 

Participe do nosso grupo de ouvintes no WhatsApp e Telegram, e receba informações atualizadas diariamente.

WhatsApp, clique aqui.

Telegram, clique aqui

Fonte: Redação | Foto: Adinei Corrêa/RCA