Em meio à terceira onda e à estabilidade alta de casos de Covid-19, o governo de Santa Catarina prorrogou o estado de calamidade pública causada pela doença. O texto assinado pelo governador Carlos Moisés (PSL) prevê que a condição se estenda até 31 de outubro. A decisão foi publicada no (DOE) Diário Oficial do Estado da última sexta-feira (25).
O decreto 562/2020, que definiu medidas de enfrentamento ao novo coronavírus, foi publicado pela primeira vez em 17 de abril de 2020, seis dias após a pandemia ser declarada pela OMS (Organização Mundial de Saúde).
Com a prorrogação, as atividades do Instituto de Previdência do Estado passaram a ser consideradas serviços essenciais. O texto contém diversas regras que dão suporte ao enfrentamento do novo coronavírus em todo o território catarinense.
Desde que entrou em vigor, o documento passou por diversas atualizações envolvendo, por exemplo, as aulas presenciais, competições esportivas, circulação de veículos do transporte público e funcionamento do comércio.
O mapa de risco foi outro ponto inserido posteriormente no decreto. Ele indica, por meio de cores, os níveis de contágio de cada região do Estado e baliza a reabertura de serviços.
Esta foi a primeira vez na história do Poder Legislativo que, por iniciativa própria, em março, declarou calamidade pública no Estado. Em outras ocasiões, a iniciativa sempre partiu do Poder Executivo.
Até hoje (28), foram registradas 16.706 mortes por Covid-19. Segundo o último boletim divulgado pela SES (Secretaria de Estado da Saúde) ontem (27), houve 33 mortes causadas pela doença nas últimas 24 horas. O total de casos chegou a 1.046.141.
Vacinação em SC
A previsão do governo catarinense é vacinar toda a população adulta (18 anos ou mais), pelo menos com a primeira dose, até 23 de outubro.
Segundo os dados do Vacinômetro, 2.479.782 pessoas foram vacinadas com a primeira dose, o que representa 34,19% dos catarinenses. A imunização foi completada em 790.788 pessoas, assim, 10,9% da população receberam a segunda dose. Os dados foram atualizados na manhã desta segunda.
Fonte: NDmais/Foto: Leo Munhoz
Participe do nosso grupo de ouvintes no WhatsApp, e receba informações atualizadas diariamente. Acesse https://chat.whatsapp.com/JQZysrKFwjxHrDeme9FVn