No programa “A Voz da Comunidade” desta sexta-feira (30), recebemos o senhor Evaristo Nascimento e recordamos muitas histórias sobre sua contribuição ao município de Armazém.
Casou-se com Benta Maria Nascimento no ano de 1958, teve 05 filhos, já é avô de 10 netos e tem 02 bisnetos.
Em 1972 foi transferido para a cidade de Armazém, para ser o coordenador local da educação, cargo que já ocupava em Laguna.
No ano de 1974, nossa região e principalmente Tubarão foi atingido por fortes chuvas, em que ocasionou a maior enchente da história, onde muitas pessoas morreram, bens materiais foram perdidos e abalou o emocional dos demais moradores, pois teriam que começar uma nova vida. Neste ano, foi convidado para trabalhar em Tubarão como chefe de pessoal, devido sua experiência e modo de tratar as pessoas.
Passados alguns anos, foi convidado pelo então prefeito na época de São Martinho, Gervásio Back Loffi para comandar a Secretaria de Turismo no município. Com muita responsabilidade, ajuda da comunidade e empresários alavancou o setor turístico na cidade, sendo até hoje lembrado por muitos pela sua contribuição para o sucesso do setor.
Devido o trabalho feito na cidade vizinha, foi convidado pelo prefeito Tadeu Wensing para comandar a mesma pasta na cidade amiga. No ano 2000, começou a atuar na secretaria de turismo em Armazém, onde emplacou vários projetos.
“O pórtico na entrada da cidade foi pensado, projetado e construído por pessoas de Armazém. Tivemos a ideia, a arquiteta Jane Darela fez o projeto e quem construiu foi o senhor Vilmar Michels. É um dos pórticos mais bonitos da região e chama a atenção de todos”, relembra Evaristo.
Nesta mesma época foi implantada no município, a reciclagem do lixo. Através de uma ampla divulgação e conscientização da população muito foi feito para preservar o meio ambiente.
Além da área politica, senhor Evaristo participou de muitas outras entidades.
Fez parte do Rotary Club, movimento de irmãos, CAEP, foi o primeiro homem a ocupar o cargo de ministro da eucaristia da igreja católica, após um pedido do Pe. Urbano, realizou muitos eventos para jovens, casais e comunidades na cidade.
Ele se recorda da Clarinada dos jovens, em que ele promoveu com o senhor Antônio Luiz muitas edições. Jovens da paróquia participavam de um dia de retiro e o encerramento era feito com santa missa e participação da família.
“A juventude da época era maravilhosa. Tínhamos cerca de 14 grupos de jovens na cidade. Realizávamos um roteiro de palestras nas comunidades, com encontros aos domingos”, diz ele.
No esporte fez parte de vários clubes na cidade e inclusive faz pouco tempo que “pendurou as chuteiras”.
“Deixei de lado a bolinha, pois tive um problema na coluna, mas joguei até os 78 anos. Eu nunca fui um craque, sempre fui útil ao time que jogava”, comenta Evaristo.
E para encerrar, ele deixou uma mensagem de agradecimento “parabenizo pela ideia da emissora, em fazer esse programa. Ele irá unir nossa comunidade. Muito obrigado pelo convite, fiquei feliz em participar”, finaliza ele.
Para você que perdeu o programa, confira aqui.
Participe do nosso grupo de ouvintes no WhatsApp, e receba informações atualizadas diariamente. Acesse https://chat.whatsapp.com/JQZysrKFwjxHrDeme9FVn