Na manhã desta quinta-feira (05), o governador Jorginho Mello esteve na prefeitura de Blumenau para visitar a Central de Monitoramento e o AlertaBlu. A estrutura da prefeitura faz o acompanhamento climático na região do Vale do Itajaí, além de acompanhar o nível do Rio Itajaí Açu. O governador foi recebido pelo prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, e pela vice-prefeita, Maria Regina Soar. Eles apresentaram ao governador a estrutura da Defesa Civil Municipal nesse trabalho de resposta a eventuais danos causados pelas chuvas.

“É uma união de esforços entre o governo e as prefeituras para que possamos alinhar estratégias e orientar, com prudência, sobre possíveis danos a população. A nossa equipe da Defesa Civil do Estado faz um trabalho exemplar com o apoio das estruturas municipais”, destacou o governador Jorginho Mello.

“Quanto mais próximo o Governo do Estado está com os municípios, nos dá condição de definir estratégias para cuidar das pessoas. Ter o governador aqui faz toda a diferença para que possamos alinhar juntos as ações de resposta caso haja a necessidade”, acrescentou o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt.

O governador também visitou um abrigo no bairro Itoupava Norte onde estão 16 desabrigados. O local foi ativado ontem à tarde por conta da previsão de enchente. As pessoas que estão no abrigo tiveram que deixar suas casas por conta do aumento do nível do rio, que atingiu algumas residências.

Atenção Meteorológica

O período entre sexta-feira (06) e domingo (08) será marcado por risco para enxurradas, inundações, alagamentos e deslizamentos. O risco é alto nas áreas em laranja e moderado nas áreas em amarelo, com condições específicas para cada um dos dias.

Na sexta-feira (06) as instabilidades ganham força, com risco para temporais em todas as regiões, em especial no período da tarde. Os temporais vem acompanhados com intensas rajadas de vento  e eventual queda de granizo, que podem provocar destelhamentos, queda de árvores e danos na rede elétrica. Além disto, os elevados acumulados de precipitação em um curto período de tempo trazem risco para enxurradas e deslizamentos.

Participe do nosso grupo de ouvintes no WhatsApp e Telegram, e receba informações atualizadas diariamente.

WhatsApp, clique aqui.

Telegram, clique aqui.

Fonte:Sc.gov.br | Foto:Eduardo Valente / GovSC