Festa do Centenário da Igreja de Bom Jesus, terá santa missa com o Pe. Antônio Vander.

janeiro 19, 2024

No programa “A Voz da Comunidade” desta sexta-feira, dia 19, conversamos com o presidente do CPC – Conselho Pastoral Comunitário da comunidade de Bom Jesus, Arlindo Corrêa, acompanhado de sua esposa, para falar sobre o centenário da igreja. Atualmente é a igreja mais antiga da cidade.

Construída através de doações da comunidade, a reunião para início das obras, aconteceu no ano de 1922 na casa do senhor José Eufrásio Corrêa. Participaram do ato, o senhor Aires Generoso Sobrinho, Manoel Eufrásio, Gerônimo Vieira, Pedro Nunes, Pedro Inácio Pires, Pedro Manoel Antônio Pires, Virgínio Melo, Gerônimo Westrupp, José Manoel, Gerônimo Vieira de Aguiar, Augusto Maas, Manoel Justino Antunes, Pedro Teixeira, Gregório Westrupp, Manoel Claudino Machado e Antônio José Correa Sobrinho.

O intuito de construir a igreja surgiu após o desconforto de grande parte dos moradores de participar das missas na igreja de São João do Capivari, pois além da distância, as celebrações eram feitas no idioma alemão.  Na época, possuía em torno de 50 famílias na longínqua comunidade.

Após dois anos de construção e mais de doze contos de réis utilizados aconteceu a primeira santa missa no dia 13 de janeiro de 1924. O celebrante foi o padre Gabriel Lux, vindo da comunidade de Vargem do Cedro, no qual a comunidade de Bom Jesus pertencia.

“O padre vinha a cavalo, pois era o único meio de transporte na época. Devido à distância, o padre ficava em um quarto que tinha na igreja”, conta Cristiane, esposa do Arlindo.

Na foto, igreja centenária na comunidade de Bom Jesus em Armazém/SC. Foto: Arquivo/RCA

O terreno foi doado pelo senhor José Eufrásio Corrêa, onde além da igreja posteriormente foi construído o salão comunitário, cemitério e estacionamento.

No mês de agosto, será realizada a grande festa do centenário da igreja. Serão seis dias de festa, com celebrações, homenagens, venda de cozimentos, almoço colonial, leilão e muito mais. Em breve será divulgada a programação completa do evento.

“Vai ser uma semana de bastante oração, até por ação de graças pelos cem anos. A primeira celebração será na quinta-feira, dia primeiro de agosto, com o padre Antônio Vander. Pretendemos fazer no salão, pois a igreja ficará pequena”, finaliza Cristiane.

 

Participe do nosso grupo de ouvintes no WhatsApp e Telegram, e receba informações atualizadas diariamente.

WhatsApp, clique aqui.

Telegram, clique aqui

Fonte: Redação | Foto: Adinei Corrêa/RCA