Primeira enfermeira formada de Armazém relembra sua trajetória.

outubro 30, 2021

Com muitos anos dedicados a profissão, e com uma grande quantidade de pessoas atendidas, seja no hospital ou em sua farmácia, a senhora Nereci Nely May Philippi aos 64 anos, coleciona muitas historias sobre seu trabalho em prol da saúde do povo Armazenense.

Nasceu e cresceu na comunidade de São Roque em Gravatal, onde com muita dificuldade devido à distância, concluiu seus estudos no ensino primário. Logo após, veio morar em Armazém na casa da dona Liege, para terminar seus estudos.

Foi para cidade de Turvo/SC, com o sonho de se tornar freira. Chegando ao convento, algumas meninas trabalhavam no convento e outras no hospital. Como a vontade de estudar e saber mais foi maior iniciou seus trabalhos no hospital.

“Eu comecei como servente do hospital, na minha carteira profissional mostra isso, mas eu não podia estudar lá, porque tinha um colégio de padres, que só podiam estudar meninos. Por esse motivo, precisei vir embora”, relembra Nereci.

Passados alguns meses retornou para Tubarão, onde trabalhou em algumas lojas e continuou seus estudos. Na década de 70 iniciou o curso de Enfermagem.

Após se formar, retornou para Armazém. Chegando na cidade, foi chamada para realizar um parto no Hospital Santo Antônio, onde ficou por alguns anos. Durante sua trajetória profissional, se especializou em MTC, naturopatia, emergência, obstetrícia, saúde pública e UTI. Além de Armazém, trabalhou em outros hospitais da região.

Casou-se com o senhor Antônio Manoel Philipp (in memoriam), constituiu uma família com 06 filhos, 06 netos e abriram uma farmácia na cidade. Mas o seu trabalho em prol da saúde dos seus clientes, vai muito além de vender o medicamento. A Nereci faz visitas e acompanha o dia a dia das pessoas doentes e acamadas, pois com sua experiência, transmite informações importantes para sua recuperação.

Devido sua popularidade e os inúmeros trabalhos realizados em prol dos munícipes, surgiu o convite para entrar na política. Foi uma das fundadoras do partido PSDB em Armazém, em que concorreu ao cargo de vereadora na década de 90 sendo eleita. Passados alguns anos, foi candidata ao executivo, por algumas vezes, mas não se elegeu.

Com mais de 47 anos de profissão, está atualmente aposentada, ajuda nos trabalhos na farmácia da família, está envolvida nos trabalhos sociais, religiosos e aproveitando a vida ao lado dos filhos e netos.

Para acompanhar a entrevista completa, clique aqui.

Participe do nosso grupo de ouvintes no WhatsApp, e receba informações atualizadas diariamente. Acesse https://chat.whatsapp.com/JQZysrKFwjxHrDeme9FV