No Informativo 87 desta segunda-feira, dia 11, conversamos com o Presidente da Cooperzem, Marcelino Gabriel Heerdt, e o Presidente da FUCAP/UNIVINTE, Expedito Michels, para compartilhar os detalhes dessa parceria promissora entre as instituições e divulgar o lançamento do Curso de Agronomia em Armazém.

A chegada do polo da FUCAP/UNIVINTE à cidade foi uma resposta ao apelo do presidente da Cooperativa, visando estabelecer o Cooperzem Educação no ano de 2020. Agora, os jovens e adultos da região têm acesso facilitado ao conhecimento, sem a necessidade de deslocamento para outras localidades.

Com mais de 128 alunos matriculados, Armazém se tornou um centro de aprendizado, atraindo pessoas de diversas cidades para frequentar as aulas na sede da cooperativa, situada no coração da cidade. Atualmente possui três turmas de pedagogia, duas turmas de contabilidade e uma de administração/processos gerenciais.

Para o presidente Marcelino, um dos desafios para 2024 é abrir uma turma de Agronomia em Armazém. Apesar de tentativas anteriores, a adesão não foi suficiente, frustrando suas expectativas. Marcelino enfatiza a importância do conhecimento agronômico para os agricultores locais, destacando que essa capacitação pode ser conduzida pelos filhos das famílias agricultoras.

“Os agricultores precisam se especializar e buscar conhecimento para produzir mais. Sempre digo, que a propriedade rural é uma empresa, e o homem de campo precisa saber gerenciá-la, para que seja sucesso”, enfatiza Marcelino.

O presidente da FUCAP, Expedito, lança um desafio aos jovens interessados, tornando a abertura da turma de Agronomia uma das metas prioritárias para este ano na cidade.

As matriculas irão abrir em julho, mas já estamos nos antecipando e fazendo as pré-inscrições, pois as famílias terão um período para amadurecer a ideia e fazer a matrícula do seu filho”, diz Expedito.

Para viabilizar o curso, são necessários 30 alunos, e as aulas serão ministradas presencialmente duas vezes por semana, com duração de cinco anos. As pré-inscrições já estão abertas, no polo da FUCAP/UNIVINTE, oferecendo uma oportunidade única para aqueles que desejam contribuir para o desenvolvimento sustentável e aprimoramento da agricultura local em Armazém.

 

Participe do nosso grupo de ouvintes no WhatsApp e Telegram, e receba informações atualizadas diariamente.

WhatsApp, clique aqui.

Telegram, clique aqui

Fonte: Redação | Foto: Adinei Corrêa/RCA