No dia Internacional do Idoso, comemorado ontem (01), recebemos a senhora Luiza Alves Corrêa, mais conhecida por Dona Egídia, para falar sobre sua trajetória de vida, e principalmente sobre suas conquistas ao longo da sua vida política, aos idosos Armazenenses.

Aos 84 anos, a mesma é viúva do saudoso vereador Luiz Paulo Corrêa, possui 08 filhos, 15 netos e 02 bisnetos.

Seu esposo foi vereador na cidade por 24 anos, sendo que nesse período, além de aprovar projetos importantes, transportava com seu próprio veículo pessoas que precisavam resolver assuntos burocráticos ou de saúde em outras cidades.

“O Luiz Paulo Corrêa quando entrou de candidato, disse que iria entrar para ajudar o povo. Levou muitas pessoas para encaminhar a aposentadoria, ia em Porto Alegre, Rio do Sul e outras cidades, para fazer a perícia. Quando precisava dormir na cidade, ele pagava tudo para eles, hospedagem, alimentação e consulta,” relembra ela.

E mais: “Ele nunca pegou nenhum cruzeiro para gasolina na Prefeitura. Pode olhar nos livros lá”, diz Egídia.

Sua vida está até hoje ligada a ações sociais em prol dos mais necessitados. Por muitos anos, dona Egídia com outras pessoas, frequentavam as residências dos mais humildes, levando cestas básicas, roupas e utensílios.

Vendo a necessidade de reunir mais pessoas em prol das causas sociais, ela com a senhora Nair, esposa do saudoso Bertolino Boing, implantaram na cidade, o Clube da Lady, Clube de Mães e o Grupo de Conviver da Terceira Idade.

“O nosso clube do idoso começou com seis casais, em uma sala em baixo do prédio da Prefeitura. Era muito úmida, mas limpamos, colocamos umas cadeiras velhas, bancos, e um caixote para mesa, e ali começamos o nosso idoso,” recorda Egídia

Com o passar do tempo, aumentou a quantidade de pessoas e foi necessário iniciar as reuniões no salão paroquial, onde é realizado até hoje.

Vendo a necessidade de ter um local próprio para fazer os encontros dos idosos, das mães e do clube da lady, fez um ofício solicitando uma casa do idoso. Passados dois anos, o projeto foi aprovado e o recurso liberado para construção do Centro de Conviver dos Idosos.

No ano que iria acontecer as eleições municipais, seu esposo desistiu de ser candidato, indicando o nome de dona Egídia, para concorrer as eleições, já que tinha muitos trabalhos concretizados em prol da população. Ela aceitou, fez os materiais de campanha, mas no mês de julho, seu esposo faleceu. Mesmo abalada com a morte do esposo, deu sequência em sua campanha, a pedido dos familiares e amigos. Com a vitória nas eleições, ocupou uma cadeira no legislativo de 1996 á 2000.

No final do programa, dona Egídia deixou uma mensagem especial ao público da terceira idade.

“Que nunca fique triste, pois servimos sempre  para alguma coisa. Uma coisa vou pedir para vocês, nunca espere pelos filhos ou netos, seja bem-disposto, saia de casa, vá receber seu dinheirinho, isso é muito bom. Participe do clube dos idosos, para se alegrar, pois, Deus dá força e saúde, vem participar, porque tem muito carinho,” finaliza ela.

Para quem não acompanhou o programa, confira aqui.

Participe do nosso grupo de ouvintes no WhatsApp, e receba informações atualizadas diariamente. Acesse https://chat.whatsapp.com/JQZysrKFwjxHrDeme9FVn