Na manhã deste domingo, dia 28, em continuidade às ações de fiscalização contra os crimes ambiental no quesito fauna silvestre, a Polícia Militar Ambiental de Laguna, realizou à 2ª Operação na região Sul de Santa Catarina, desta vez no município de Armazém/SC.

Após denúncias de que no bairro Olaria, haveria um torneio de canto de passeriformes, as equipes deslocaram ao local e conseguiram flagrar o crime ambiental. Várias pessoas foram flagradas no cometimento dos crimes e contravenções, sendo que ao todo foram 40 pássaros apreendidos, alguns em extinção. Inclusive na casa do promotor do evento foi encontrado 01 pássaro que estava ameaçado de extinção.

Como em outros eventos, houve correria por parte dos participantes no momento da chegada dos policiais, no entanto muitos sem êxito, pois as equipes conseguiram flagrar e encontrar os pássaros, inclusive muitos foram largados em suas gaiolas em meio à vegetação próxima a um rio.

Os donos das aves responderão entre outros crimes, os previstos no Art. 24 do Dec. 6514/2008, 29 da Lei 9.605/98 além do art. 268 do Código Penal.

Na foto, pássaros apreendidos durante a Operação. Foto: PMAmbiental/Divulgação

“Esse é o segundo evento em uma semana que foi encerrada pela Polícia Militar Ambiental e CIDASC, ele está proibido através de portaria, tendo em vista a Influenza Aviária”, detalha os policiais.

E completa: “Todos os animais que estão em desacordo com a legislação ambiental, não possuindo autorização para estarem em cativeiro, passarão por uma triagem e serão colocados em liberdade em seus habitats. Os animais que foram apreendidos serão levados à Polícia Militar Ambiental de Laguna, onde posteriormente serão encaminhados ao Hospital Veterinário da Unisul em Tubarão”.

A Operação coordenada pela Polícia Militar Ambiental de Laguna contou com o apoio da CIDASC e dos Policiais Militares de Gravatal e Armazém. A ação resultou na confecção de 23 Termos Circunstanciados e mais 16 Autos de Infração Ambiental por parte da Polícia Militar Ambiental e 06 Autos de Infração por parte da CIDASC.

 

Participe do nosso grupo de ouvintes no WhatsApp e Telegram, e receba informações atualizadas diariamente.

WhatsApp, clique aqui.

Telegram, clique aqui

Fonte/Fotos: PMA/Laguna