• 13/05/2021
  • digitalmash
  • 0

O governo do Estado e a Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa (SAP) confirmaram que Tubarão ganhará uma penitenciária masculina. A unidade será implantada no prédio que está pronto desde o ano passado, no bairro Bom Pastor.

Inicialmente, o prédio foi construído para receber o novo presídio feminino da cidade, mas a finalidade da estrutura foi mudada. O DS destacou no começo deste ano, com exclusividade, essa possibilidade.

Segundo a SAP, estudos indicaram que havia uma demanda grande de vagas para presos condenados – que precisam ficar em penitenciária -, enquanto um presídio recebe presos temporários que esperam por julgamento. Para atender essa demanda, a penitenciária masculina de Tubarão contará com 224 vagas.

A decisão foi divulgada ontem junto com a notícia da nomeação de 213 policiais penais aprovados no concurso realizado em 2019, sendo 175 homens e 38 mulheres. Somados aos 327 nomeados em janeiro, a polícia penal catarinense está recebendo o incremento de 540 novos servidores em 2021. Além de Tubarão, a entrada desses policiais penais também permitirá a ativação de unidades prisionais em Joinville e São Cristóvão do Sul.

Segundo o governo, das 600 vagas previstas no concurso, ainda restam 60 que não serão nomeadas neste momento, em função da lei complementar 173/2020, que determinou as regras para a ajuda financeira a estados e municípios por conta da pandemia de covid-19. “Tão logo tenhamos possibilidade, chamaremos todos os aprovados, o que certamente vai contribuir para a melhoria da segurança pública como um todo”, destacou o governador Carlos Moisés, ontem.

De acordo com a SAP, ainda não há uma data de inauguração da nova penitenciária da Cidade Azul e a secretaria não pode informar, por questões de segurança, quantos policiais penais serão remanejados para a unidade.

A penitenciária deverá contar com um projeto de reabilitação socioeconômica dos internos por meio do trabalho, incluindo parcerias com o município para a produção de bens e serviços que poderão ser utilizados pela sociedade de Tubarão e região.

 

CONSTRUÇÃO COMEÇOU EM 2018

A construção do prédio que receberá a nova penitenciária masculina de Tubarão terminou ano passado, mas iniciou em junho de 2018. Naquela época, o governo informou que a previsão era de que a obra fosse concluída em até seis meses. Depois, a data passou para março de 2019 e, posteriormente, para 2020. Atualmente, o Presídio Regional de Tubarão conta com 716 internos (o espaço tem 404 vagas) e o presídio feminino conta com 120 mulheres (o local conta com 119 vagas).

Fonte: Diário do Sul 

Foto: Julio Cavalheiro