Dois minutos. Esse foi o tempo que durou o ataque de um cão a uma idosa no meio da rua em Itapema, no Litoral Norte de Santa Catarina. Maria Polcena Almeida, de 80 anos, ficou gravemente ferida, precisou passar por cirurgia e ainda vai ter que enfrentar uma reconstrução do couro cabeludo.
A aposentada foi atacada por um cachorro da raça pitbull, que é de uma vizinha. Ela teve ferimentos no braço e na cabeça. Nesta semana, em conversa após ter alta médica, contou os momentos de pânico:
— Ele rosnava. Pegava na minha cabeça e chacoalhava. Eu gritava muito. Pensei que ninguém ia me socorrer e que ia morrer — desabafa.
Depois de algum tempo, vizinhos aparecem para ajudar. Um dos homens que auxiliou a idosa chegou a cair no chão também e foi mordido pelo cachorro. Outro conseguiu afastar o animal com um pedaço de madeira.
— Quando eu olhei já estava o vizinho caído com duas mordidas. Eu cheguei com aquele pedaço de madeira e bati na cabeça do cachorro e ele correu para o portão todo ensanguentado — conta Nilton Manoel Almeida.
O cachorro tem cinco anos. A tutora contou que ele sempre apresentou um comportamento dócil e ficava solto no pátio. O animal teria saído pra rua por causa de uma pane no portão elétrico.
A vigilância epidemiológica de Itapema também realizou um acompanhamento para ver se animal ia apresentar sintomas da raiva.
Investigação
A Polícia Civil abriu inquérito para apurar o caso registrado no dia 12 de março. O casal tutor do cão pode responder por omissão de cautela na guarda do animal, além de reparar os danos causados à vítima.
Participe do nosso grupo de ouvintes no WhatsApp, e receba informações atualizadas diariamente. Acesse https://chat.whatsapp.com/JQZysrKFwjxHrDeme9FV