A diretora do Procon de Imbituba, Cristiane Pegorara, esteve nesta quarta-feira (06) reunida com os representantes de todas as instituições financeiras da cidade para solicitar apoio no combate ao chamado golpe do boleto. A preocupação surgiu após denúncias de consumidores e com o aumento no número dos boletins de ocorrência relacionado a prática criminosa.
Segundo Cristiane Pegorara, o golpe inicia quando um consumidor, no desejo de pagar os débitos ou quitar parcelas atrasadas de algum bem, procura na internet os sites de supostas instituições financeiras. O problema é que, em muitos casos, a pessoa acaba sendo direcionada para portais fraudulentos.
Nesses sites, que não tem relação com bancos, lotéricas ou cooperativas de crédito, os consumidores acabam repassando informações pessoas e sigilosas. Em troca, recebem um boleto para a quitação do débito com desconto tentador. Mas o que ocorre, na verdade, é que os golpistas emitem boletos falsos, recebem os valores e o consumidor perde dinheiro.
Durante o encontro, a diretora do Procon solicitou a colocação de cartazes com informações sobre o golpe, com os contatos telefônicos do órgão municipal e reforçou o pedido de atenção dos caixas na hora do atendimento.
“A prevenção sempre é o melhor caminho, pois esses valores captados por quadrilhas especializadas em falsificar boletos são, praticamente, impossíveis de serem recuperados. Com a medida adotada, todos os caixas, de todos os bancos, lotéricas e cooperativas de crédito deverão conferir o nome de quem está fazendo o saque e a identidade do beneficiário do boleto. Dessa forma, acreditamos que o número de casos registrado em Imbituba possa cair”, disse Cristiane.
Fonte: Sul Agora
Foto: Ilustrativa
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