• 14/03/2022
  • digitalmash
  • 0

A missão tubaronense que está em Israel teve neste domingo (13), teve uma extensa agenda de compromissos para conhecer inovações na área da agricultura, tratamento de esgoto e soluções de tecnologia que podem ser aplicadas nos mais diferentes sistemas integrados da administração público.

Conforme o roteiro, o grupo visitou a empresa Seakura (produção de algas) e Home Biogás, depois Centro de Inovação de Hefer Valley em Kfar VitKin e por fim assistiu à uma conferência sobre inovação. A produção de algas em cativeiro, primeiro compromisso do dia, despertou as atenções dos integrantes da Epagri e do gerente de Agricultura Daniel Bitencourt para uma série de propostas.

A visita a uma empresa que atua na geração de gás a partir do aproveitamento de resíduos de alimentos de resíduos humanos e de animais chamou a atenção do prefeito Joares Ponticelli.

É um processo muito interessante essa geração de biogás, pois além da redução de custos e de poluentes, essa tecnologia é implantada em escolas ou locais que não tem coleta e tratamento de esgoto. Para o nosso caso, em Tubarão, seria uma alternativa para aplicar nas áreas sem cobertura da concessionária do serviço”, comentou o prefeito.

A visita ao Centro de Inovação de Hefer Valley também surpreendeu, já que Tubarão tem um Centro de Inovação praticamente concluído e pronto para entrar em operação e o município aposta bastante nessa área para o desenvolvimento do município a curto e longo prazo. Nessa agenda, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia Giovani Bernardo e demais membros da missão tubaronense conheceram soluções de sistemas integrados de informações de segurança, iluminação pública, trânsito, mobilidade e demais serviços públicos.

Fiquei feliz nessa visita pois a concepção do nosso Centro de Inovação está nessa direção, de fomentar e atrair startups, estimular e apoiar o crescimento. O modelo de governança que queremos implantar no nosso Centro é muito semelhante ao que está sendo implementado e apresentando excelentes resultados aqui, além da cooperação internacional que é um dos focos deles e nos foi colocada toda essa estrutura à disposição. Outra visita interessante foi em uma academia que é uma grande estimuladora e geradora de startups. Ali, através da Unisul, vamos realizar parcerias para fomentar o desenvolvimento de startups e projetos e conclusão de cursos, com parceria no sentido de mentores daqui poderem atuar e apoiar os nossos projetos em Tubarão”, ressaltou Joares.

Sobre alternativas e possibilidades de parcerias, na próxima quinta-feira (17) a missão tubaronense fará assinatura de um termo de fomento. O documento vai conciliar cada vez mais o projeto de cidades-irmãs entre Tubarão e Hefer Valley e a abertura de novas perspectivas que esse termo vai gerar para Tubarão e Santa Catarina.
 

 

Fonte: Sul Agora 

 

Participe do nosso grupo de ouvintes no WhatsApp, e receba informações atualizadas diariamente. Acesse https://chat.whatsapp.com/JQZysrKFwjxHrDeme9FV