Polícia Civil de São Ludgero indicia homem por racismo.

setembro 28, 2021

A Polícia Civil de Santa Catarina através da Delegacia de Polícia de São Ludgero conclui Inquérito Policial e indicia homem de 57 anos por racismo, vias de fato, injúria qualificada pelo preconceito e ameaça (Art. 20 da Lei 7.716/1989, art. 21 de decreto de Lei nº 3688/1941, art. 140, §3º e 147 do Código Penal c/c Lei 11.340/06).

Racismo é uma das maiores violações que se pode praticar contra alguém, pois é inadmissível querer inferiorizar o próximo em razão da cor de sua pele, raça, religião ou orientação sexual.”

ENTENDA O CASO

Na data do dia 17/09/2021 viralizou um vídeo nas redes sociais onde aparecia um homem praticando atos racistas, além de ameaçar e injuriar a mulher que fazia a gravação. No vídeo o homem também injuriava o filho da vítima, se referindo a criança como “macaquinho” . Na gravação ele ameaça de agredir a sua ex companheira com um chinelo.
Autor e vítima foram ouvidos, além de testemunhas. Verificou-se que a mulher era oriunda do Estado de Alagoas e estaria há poucos dias (15 dias) no Município de São Ludgero residindo com o agressor.

A vítima teria vindo a São Ludgero em outra oportunidade no mês de agosto/2021, situação que teria trazido seu filho de quatro anos. Nesta última oportunidade teria vindo sozinha. Ela relatou que resolveu fazer o vídeo pois seu companheiro estaria muito violento naquela data. Referiu que um dia antes da gravação teria sido agredida com um chinelo e teria levado um tapa.

Ao ser ouvida na Delegacia de Polícia a vítima de 26 anos declarou que após a briga houve a separação do casal e que estaria em situação difícil, pois não tinha condições financeiras para retornar ao seu Estado de origem e estaria morando de favor na casa de uma pessoa conhecida. A vítima também solicitou medidas protetivas contra o agressor, as quais foram deferidas pelo Poder Judiciário de Braço do Norte. Realizado contato com a Assistência Social do Município de São Ludgero, o caso foi prontamente atendido e providenciado suporte para que a vítima de violência doméstica e racismo voltasse para Alagoas no dia 24/09/2021. A Polícia Civil de Santa Catarina acompanhou o embarque da vítima a sua terra natal.

Hoje (28),  o Inquérito Policial foi concluído pelo Delegado de Polícia Eder Matte, o qual entendeu que após analisar todos os elementos investigatórios produzidos, indiciar o investigado pelos crimes de racismo, injúria racial, vias de fato e ameaça (Art. 20 da Lei 7.716/1989, art. 21 de decreto de Lei nº 3688/1941, art. 140, §3º e 147 do Código Penal c/c Lei 11.340/06).

Fonte: PC/SC

Participe do nosso grupo de ouvintes no WhatsApp, e receba informações atualizadas diariamente. Acesse https://chat.whatsapp.com/JQZysrKFwjxHrDeme9FVn