No programa Informativo 87 desta terça-feira, dia 09, conversamos com a Ortodontista Dra. Cristina Teixeira, para falar sobre o principal objetivo da Campanha Julho Laranja, cuidados que os pais devem ter durante a infância e a importância de consultar um profissional nos primeiros anos de vida.
A campanha tem por objetivo difundir a Ortodontia preventiva para crianças a partir de 5 anos. Também ajuda a estimular o desenvolvimento de hábitos saudáveis na criança, como uma higiene bucal adequada, uma alimentação balanceada e nutritiva, além de boa noite de sono.
Idealizada em 2019 pela Odontopediatra e Ortodontista, Cibele Albergaria, a campanha foi escolhida para o mês de julho, pois o momento é de férias escolares.
Segundo a Dra. Cristina, engana-se quem pensa que as crianças devem ir ao dentista após perder os “dentes de leite”.
“Muitos problemas aparecem cedo, e o quanto antes a criança ser acompanhada por um profissional, melhor o resultado. Além disso, é mais rápido o tratamento, pois a criança está em fase de crescimento” explica ela.
Os principais problemas na infância são os seguintes: mordida cruzada posterior; mordida aberta; mordida cruzada anterior; e falta de espaço para receber os dentes permanentes.
Todos os casos acima, são resolvidos com um aparelho chamado Hyrax, que é instalado no céu da boca da criança, sendo acionado pelos pais. O referido aparelho é ortopédico, ou seja, atua nas bases ósseas da criança e não nos dentes.
“O tratamento não causa dor, somente um leve desconforto nos dias que é feito o acionamento do mesmo”, diz ela.
Após alguns meses, é visível a diferença, sendo necessários somente um acompanhamento mensal.
Participe do nosso grupo de ouvintes no WhatsApp e Telegram, e receba informações atualizadas diariamente.