Santa Catarina iniciou o dia com temperaturas negativas em algumas regiões nesta quarta-feira (15). O destaque foi São Joaquim, na Serra Catarinense, que registrou geadas ao amanhecer, com temperaturas de -0,3°C, conforme informações da Epagri Ciram.

Vale ressaltar que o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta sobre o declínio das temperaturas e a possível presença de geadas nas regiões do Planalto Sul e Meio-Oeste.

Dia mais frio do ano

Conforme a Defesa Civil, esta quarta-feira deve ser o dia mais frio já registrado em 2024.

Além disso, o órgão emitiu outro alerta para mar agitado entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis, com ondas vindas do sul e alturas entre 2,5 m e 3,5 m.

No Litoral Norte, as ondas devem variar entre 1,5 m e 2,5 m, com risco de moderado a alto para ocorrências associadas à agitação marítima.

Como ficam as temperaturas?

As temperaturas mínimas na Serra Catarinense, como em São Joaquim, apresentam valores negativos, enquanto no Grande Oeste e demais regiões do Planalto Sul, variam entre 2 °C e 5 °C, segundo a Defesa Civil.

No Litoral Sul, Planalto Norte e Alto Vale do Itajaí, as temperaturas oscilam entre 6 °C e 10 °C.

O risco para ocorrências relacionadas às baixas temperaturas, como hipotermia e agravamento de doenças cardiorrespiratórias, é de baixo a moderado.

 

Participe do nosso grupo de ouvintes no WhatsApp e Telegram, e receba informações atualizadas diariamente.

WhatsApp, clique aqui.

Telegram, clique aqui

Fonte: ND+ | Foto: Wagner Urbano/NDTV/Divulgação/ND