Com efetivo minguado, PRF terá que fiscalizar mais 100 km de BRs em Santa Catarina.

junho 7, 2024

A superintendência da PRF (Polícia Rodoviária Federal), em Santa Catarina, quer 20 novos agentes para o Estado.

O número não supre o déficit atual, mas é projetado “só” para a abertura do Contorno Viário da Grande Florianópolis e a liberação da BR-285, extremo Sul, em Timbé do Sul, que, após a reforma que está em andamento, vai ganhar 50 km de extensão.

A informação foi confirmada pelo superintendente da PRF, Manoel Fernandes Bitencourt que, diante da solicitação, defende 10 policiais para o Contorno e outros 10 policiais para o extremo Sul.

A Coluna Bom Dia, em parceria com a repórter do Grupo ND, em Brasília (DF), Danila Bernardes, apurou que há uma “fila” de mais de 5 mil agentes solicitados em todo o País.

Enquanto os agentes não são encaminhados a Santa Catarina, os trabalhos terão que ser diluídos com os agentes já lotados.

Policiais da unidade de Araranguá vão dar o suporte no trecho da BR-285; e policiais da unidade de Biguaçu farão o trabalho no Contorno Viário.

Contorno Viário sem posto da PRF

O blog da Coluna Bom Dia, ao longo desta semana, deu luz à realidade da Polícia Rodoviária Federal, na Grande Florianópolis.

Com o Contorno Viário prometido para 31 de julho de 2024, a PRF terá que contar com um posto improvisado para atender o trecho que será de 50 km de extensão e promete absorver cerca de 30% do atual movimento da BR-101.

A projeção é instalar, além da unidade da PRF, uma base de operações da Arteris com serviço de guincho e ambulância.

O problema é que, a estrutura policial, não deverá ser entregue tão cedo já que um projeto entre a Arteris e a ANTT (Agência Nacional dos Transportes Terrestres) tramita, neste momento, sem desfecho.

A intenção da agência reguladora é instalar, neste momento, um “posto provisório” até que o definitivo seja entregue.

Para o superintendente da PRF, em Santa Catarina, trata-se de um “problema” consolidado uma vez que a rodovia será inaugurada sem um posto fixo no local.

Participe do nosso grupo de ouvintes no WhatsApp e Telegram, e receba informações atualizadas diariamente.

WhatsApp, clique aqui.

Telegram, clique aqui

Fonte: ND+ | Foto: PRF/Divulgação/ND