Armazém registrou dois focos de dengue e reforça alerta à população.

abril 9, 2025

O município de Armazém registrou recentemente dois focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Os focos foram encontrados em armadilhas nos bairros Vila Medianeira e Vila José Nazário.

Atualmente, a cidade conta com 38 armadilhas espalhadas em pontos estratégicos, monitoradas semanalmente pela equipe de endemias, composta por Célia Aguiar e Rosania Luciano. Sempre que um foco é identificado, é realizada uma varredura na região, e os moradores são alertados sobre os cuidados necessários.

A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Débora Wensing, destaca que não há motivo para pânico, mas sim para atenção. Apesar da presença do mosquito, não há casos confirmados de dengue no município. O último registro positivo foi no início de 2023, quando uma moradora contraiu a doença em uma cidade litorânea.

Segundo os agentes de saúde, não só caminhões podem ser os responsáveis pela introdução dos mosquitos na cidade, mas também veículos de passeio que circulam em cidades vizinhas, como Tubarão, Braço do Norte e São Ludgero, já que esses locais têm registros frequentes de focos.

Célia Aguiar reforça a importância da prevenção, pedindo que a população elimine recipientes com água parada, como vasos de plantas, entulhos e objetos ao ar livre que possam acumular água.

Vacinação contra a gripe já está disponível

Além do alerta contra a dengue, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe já está em andamento desde a última segunda-feira, dia 07. Bebês a partir de seis meses de idade devem receber a dose, pois nessa campanha está liberado para todos os grupos.

Os interessados devem procurar a sala de vacinação do posto de saúde no horário de expediente, levando o cartão do SUS.

Participe do nosso grupo de ouvintes no WhatsApp e Telegram, e receba informações atualizadas diariamente.

WhatsApp, clique aqui.

Telegram, clique aqui

Fonte: Redação | Foto: Adinei Corrêa/RCA